© 2017 by WWF-Brasil

É crescente a preocupação com as questões ambientais, e em particular, com o aquecimento global e com a possibilidade de ocorrerem mudanças do clima nos próximos anos. Isto porque as previsões dos cenários em torno deste assunto são preocupantes, tanto pela relevância quanto pela velocidade de fenômenos climáticos extremos que vem acontecendo desde as últimas décadas.

A restauração florestal é uma prática muito importante para a manutenção dos ecossistemas. Pois, ela recupera áreas degradadas visando reestabelecer sua estrutura e função ecológica, com melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, fixação de carbono, regulação climática e conservação da biodiversidade, entre outras importantes funções ecossistêmicas.

Sendo assim, cientes da importância da restauração florestal da necessidade de manutenção da vida no planeta, o WWF-Brasil, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o SEBRAE, o Pacto pela restauração da Mata Atlântica e a Associação Hub Brasil se uniram para lançar o Desafio Ambiental: inovação e empreendedorismo em restauração florestal.

O Brasil se configura entre os principais países produtores e exportadores de produtos agropecuários, com mais de 300 milhões hectares destinados à agropecuária, segundo o IBGE. Contudo, esse setor também responde por grande parte das emissões brasileiras de GEE (gases de efeito estufa), os quais são responsáveis diretamente pelo aquecimento global.

Para enfrentamento desse problema, destaca-se as metas da NDC brasileira, especialmente aquelas ligadas à recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas, ao reflorestamento/restauração de 12 milhões de hectares e ao estabelecimento de cinco milhões de hectares com sistemas de integração.

Um conjunto de estudos lançado recentemente

pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes) e pelo Instituto Escolhas faz uma tentativa de calcular o

recurso necessário para atingir essa meta e o custo de investimento estimado foi em torno de

R$ 31 bilhões.

CONTEXTO NO BRASIL

Inovações nesse setor podem contribuir com a redução desse custo, e esse é o objetivo final do desafio!

O DESAFIO